Nossa biblioteca

ALGUNS LIVROS QUE RECOMENDAMOS

“Os livros são o tesouro precioso do mundo e a

digna herança das gerações e nações.”

Henry David Thoreau

whatsapp-image-2017-01-03-at-14-08-44

ESTRUTURAÇÃO E GESTÃO DE NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: MODELO PRONIT – ORG. PRISCILA VOIGT VAILATI,DORZELI SALETE TRZECIAK E ELIZACORAL

SISTEMA DE VALORAÇÃO DE TECNOLOGIAS – PRONIT SVTP – FRANCISCO ALEXANDRE MOREDO E LUCIANO DA SILVA

Para todos aqueles que atuam com consultores ou mentores na área de tecnologia, o conteúdo destes dois excepcionais trabalhos editados pela PRONIT e FAPESC é de essencial importância.

Agradecemos ao colega mentor Randolfo Decker (Santa Catarina) pelo envio dos exemplares.

estudos

ESTUDOS EM HOMENAGEM A VICENTE GRECO FILHO

ORG. RENATO DE MELLO JORGE SILVEIRA E JOÃO DANIEL RASSI

EDITORA LIBERARS

Uma homenagem merecida, escrita por cerca de 40 Professores e Alunos da Faculdade de Direito da USP,e que contempla diversas frentes do direito. O homenageado, Prof. Vicente Greco Filho, dispensa apresentações para todos aqueles que orbitam o mundo jurídico. Com uma farta produção acadêmica, destaco os três volumes  sobre “Direito Processual Civil Brasileiro” e o  livro “Dos Crimes da Lei de Licitações”, os quais foram obras essenciais para mim, enquanto estudante e enquanto advogado especializado em licitações.  Dos temas abordados no livro, destaco os capítulos sobre ” A Lei Anticorrupção e os programas de compliance “, por David Teixeira de Azevedo, Professor associado do Depto. de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia da USP e André Dias de Azevedo, Advogado;  “Considerações iniciais sobre o acordo de leniência na nova Lei IMG_20150118_185018747Anticorrupção”, por João Daniel Rassi, Advogado e Doutor em Direito Penal pela USP; e  “Criminalidade empresarial e organizações criminosas – Reflexões sobre os pontos de atrito e os pontos comuns” por Rodrigo de Grandis, Professor em Direito Penal e Direito Penal Econômico na GV-Law, Mestre em Direito Penal pela USP e Procurador da República em São Paulo.

Meu agradecimento especial à Editora Liber Ars pelo envio de um exemplar autografado pelo homenageado.

checklist

CHECKLIST – COMO FAZER AS COISAS BENFEITAS

ATUL GAWANDE

EDITORA SEXTANTE

Com um histórico extraído da área da saúde, o autor nos apresenta um conceito simples e objetivo de como evitar que as atividades cotidianas, cada vez mais complexas e intrincadas possam resultar em um desastre retumbante. Como evitar falhas e como atingir a excelência na prestação de um serviço complexo é uma das maiores sacadas deste trabalho. Uma metodologia aplicada na área da saúde que pode sem utilizada em todo o tipo e tamanho de empresa. Um livro ideal para os jovens saídos da faculdade de administração ou contabilidade.

treinamento

TREINAMENTO DE NEGOCIAÇÃO

FRANCISCO GUIRADO

EDITORA SENAC SP

Com uma abordagem didática o Professor Francisco Guirado nos apresenta as habilidades sociais, emocionais, cognitivas e de comunicação, tão básicas para qualquer atividade que inclua interação interpessoal, tal como é a negociação. O livro nos apresenta conhecimentos técnicos essenciais para a condução de um bom processo negocial, que por fim nos farão atingir o sucesso. Num mundo corporativo onde todos as relações envolvem algum tipo de negociação, aprimorar ou mesmo reciclar nossos conhecimentos sobre este tema se faz essencial para a sobrevivência  no mercado.

capitalO CAPITAL NO SÉCULO XXI

THOMAS PIKETTY

EDITORA INTRÍNSECA

“O livro de economia mais falado dos últimos anos.” … “Um verdadeiro fenômeno editorial.”… Essas são sempre as apresentações que precedem o trabalho de economista Thomas Pikkety, que alcançou com sua publicação a notoriedade internacional (merecida) e causou muita polêmica em diversos meios, especializados ou não. Cabe ressaltar que este economista é Doutor em Filosofia, com uma tese sobre redistribuição de riqueza. Antes de ler este livro, tomei o cuidado de ler opiniões a favor e contra o trabalho do autor. Controvérsias a parte, o grande mérito do livro é trazer para o público geral conceitos esquecidos ou adormecidos e tornar a economia um tema assunto mais próximo dos meros mortais.

antifragilANTIFRÁGIL – COISAS QUE SE BENEFICIAM COM O CAOS

NASSIM NICHOLAS TALEB

EDITORA BEST BUSINESS

Após o livro “A lógica do cisne negro” já comentado nesta página, Nassim Nicholas Taleb, nos apresenta em seu novo livro uma certa complementação do tema discutido no livro anterior.

A evolução do pensamento inicial é essencial para que possamos reforçar nossas críticas sobre como os sistemas atuais podem se comportar. Risco e crise como oportunidade. Resiliência como ferramenta. Mas uma vez um livro acessível e de leitura palatável.

42149392ESTUDOS E PARECERES DA PESSOA JURÍDICA E DA ATIVIDADE EMPRESARIAL

GUSTAVO SAAD DINIZ

EDITORA LIBERARS

Para os interessados em direito empresarial, estudantes e profissionais, a obra que o Professor Gustavo Saad Diniz, atual Professor Doutor de Direito Comercial da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP, nos apresenta, trás um conteúdo claro e elucidativo sendo mais que uma leitura meramente indicada. É uma leitura obrigatória!

Um livro que consolida conceitos e contribui com força para o debate de altíssimo nível.  Agradecemos a editora LiberArs pelo exemplar gentilmente cedido à nossa Biblioteca.

EboaEruimESTRATÉGIA BOA, ESTRATÉGIA RUIM

RICHARD RUMELT

EDITORA CAMPUS

O professor e consultor Richard Rumelt é um dos mais influentes pensadores de estratégia e administração dos últimos anos.

Seu livro foca nas diferenças e nas importância de estratégias boas e ruins sempre com base em bons exemplos escolhidos a dedo. Longe de ser superficial, o livro aborda questões difíceis a cerca do caráter humano. Um livro para todos aqueles que precisam pensar e agir de forma estratégica.

SdesordemSIM A DESORDEM

FRANK BARRETT

EDITORA CAMPUS

Por quê dizer sim a desordem? O autor, professor  e reconhecido pianista de jazz, nos apresenta através de uma visão ímpar de como liderar um grupo multifacetado com segurança e harmonia, e no fim dizer sim a desordem.

Lições extraídas do mundo do jazz são colocadas frente a frente com os desafios da liderança e da gestão organizacional enfrentados cotidianamente por empresas de todos os portes. Através das experiências deste jazzista é apresentado um novo modelo de condução do trabalho colaborativo nas organizações.

Liberars_08_fil_politica_trans_capa

FILOSOFIA POLÍTICA E TRANSFORMAÇÃO

ARMINDO JOSÉ LONGHI (Org.)

EDITORA LIBERARS

Transformação política é um fenômeno que acompanha a história das sociedades, tanto no presente quanto no passado.

Abordar o processo de transformação é um desafio histórico. Se no passado a tarefa esteve a cargo de filósofos e cientistas sociais, hoje as fronteiras do debate político estão diluídas. A liquidez das fronteiras espaço-temporal da política acaba justificando e mascarando a ausência de compromisso social no processo de formação de professores.

Buscando superar as lacunas da formação política, os textos aqui reunidos pretendem resgatar os processos de mutação política presentes em distintos contextos sociais. Agradecemos a editora LiberArs pelo exemplar gentilmente concedido à nossa Biblioteca.

DESIGN THINKING – UMA METODOLOGIA PODEROSA PARA DECRETAR O FIM DE VELHAS IDÉIAS

TIM BROWN

EDITORA ELSEVIER CAMPUS

 Um livro que busca introduzir a idéia de “design thinking” que é um conjunto de métodos e processos para encontrar novas soluções para velhos problemas.Nigel Cross cita em seu “Designerly Ways of Knowing.” (1982), que Design thinking é uma metodologia de resolução, prática criativa de problemas ou questões que olha para um resultado futuro melhor. A este respeito, é uma forma de solução de base, ou uma solução focada pensamento que começa com o objetivo ou que se destina a ser alcançada, em vez de começar com um determinado problema. Então, concentrando-se no presente e no futuro, os parâmetros do problema e as resoluções são exploradas, simultaneamente. Um livro indicado para empresários, empreendedores e para consultores.

BUSINESS MODEL GENERATION

YVES PIGNEUR, ALEXANDER OSTERWALDER

EDITORA JOHN WILEY TRADE

Com uma apresentação fora de série, este livro ajuda a todos aqueles que buscam novas fronteiras para os modelos de negócio existentes. Através de ferramentas práticas apresentadas ao longo do livro, ajuda o leitor a visualizar e validar sua idéia. Recomendado para estudantes e sobretudo para profissionais.

Para saber mais: http://www.businessmodelgeneration.com

RÁPIDO E DEVAGAR – DUAS FORMAS DE PENSAR

DANIEL KAHNEMAN

EDITORA OBJETIVA

Do professor de psicologia de Princenton e ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 2002, o autor explica as duas formas de se pensar, e como elas atuam em nossos julgamentos.  O autor aborda como as tomadas de decisão podem ser permeadas por diversas técnicas e influenciadas por diversos fatores.

De acordo com o autor, as duas formas de se pensar, e o domínio delas, ajuda a moldas nossas decisões, tanto pessoais, quanto profissionais.

 O ANDAR DO BÊBADO

LEONARD   MLODINOW

EDITORA ZAHAR

Um livro que aborda probabilidade e a estatística, por vezes tende a ser um livro enfadonho para o leitor empresário ou estudante. Este livro, de fato não é.

De leitura instigante e altamente gratificante, o livro aborda como não estamos preparados para lidar com o aleatório, e como ele afeta nossas vidas diárias.

OS DONOS DO DINHEIRO

LIAQUAT AHAMED

EDITORA ELSEVIER CAMPUS

Comum texto diâmico o autor passeia pela história do colapso mundial de 1920 retratando as visões a partir dos quatro principais bancos centrais da época, EUA, Grã-Bretanha, França e Alemanha.

Como não poderia deixar de ser, os personagens principais são Montagu Norman, do Banco da Inglaterra; Émile Moreau, do Banco da França; Hjalmar Schacht, do Reichsbank; e Benjamin Strong, do Federal Reserve Bank de Nova York.

Habilíssimos, estes quatro homens nos presentearam com diversas lições ao longo de suas trajetórias.

Como pano de fundo, assistimos o desenvolvimento de algumas das mais importantes teorias econômicas de John Maynard Keynes.

Imperdível para aqueles que querem compreender o ontem e o hoje de nossa economia.

A LÓGICA DO CISNE NEGRO

NASSIM NICHOLAS TALEB

EDITORA BEST SELLER

Um livro que trata do impacto do altamente improvável.

Escrito em uma linguagem não técnica, alerta-nos que sempre estamos expostos à riscos desconhecidos, improváveis e inimagináveis.

Não se trata de um livro que faz previsões, pelo contrário, mostra-nos que as previsões, principalmente as econômicas baseadas nos modelos atuais,segundo o autor, são absolutamente inúteis pois não abarcam o improvável em suas linhas, os chamados Cisnes Negros.

Uma leitura fundamental para abrir a mente dos administradores e empreendedores, e principalemente aqueles que exercem funções de planejamento estratégico.

A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL

W. CHAN KIM E RENNE MAUBORGNE

EDITORA ELSEVIER CAMPUS

Um livro voltado ao estudo e análises de estratégias empresariais que geraram como resultado a criação de novos mercados ou sub-mercados em sua área de atuação.

O livro nos apresenta que as opções de crescimento não devem ser apenas aquelas que geram uma disputa direta com a concorrência (os oceanos vermelhos) e sim que é possível navegar por mares ainda não navegados (oceanos azuis) apartir da criação de novos espaços em mercados já consolidados, tornando neste caso, irrelevante a concorrência, ou simplemente criando novos mercados.

Um livro fundamental para todos aqueles que empreendem ou querem empreender.

O VERDADEIRO PODER

VICENTE FALCONI CAMPOS

EDITORA INDG

Considerado por muitos  um “guru”, Falconi é indubitavelmente o mais respeitado consultor nacional da atualidade.

Com passagens pelas por empresas do porte da AmBev e Sadia, Falconi traz em seu livro as suas experiências enquanto gestor, sempre relatadas através de cases e exemplos altamente didáticos.

Com um texto objetivo, o livro esclarece quais são os pontos de sucesso que estão por trás do crescimento saudável de qualquer empreendimento, quer seja público ou privado.

A ARTE DA GUERRA

SUN TZU

EDITORA L&PM

Escrito pelo militar chinês Sun Tzu que viveu no séc. IV aC., o livro é um tratado militar composto por treze capítulos.

Apesar do tempo decorrido, considera-se um livro absolutamente atual.

Mesmo sendo uma obra político-filosófica, o livro é comumente utilizado como referência para o entendimento da importância do planejamento estratégico.

“A Arte da Guerra” é um clássico de leitura indispensável a qualquer tempo.

COMO AS GIGANTES CAEM

JIM COLLINS

EDITORA ELSEVIER CAMPUS

O estudioso de empresas Jim Collins, autor do aclamado “Empresas feitas para vencer” nos apresenta o resultado e um dedicado estudo onde onde analisa os estágios do declínio corporativo das empresas, e como evitá-los.

O entendimento do clichê “mude ou morra” com certeza não será mais o mesmo após compreensão dos 5 estágios que o autor nos apresenta.

De fácil leitura e compreensão, esta é uma obra essencial para líderes em qualquer nível.

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

MÁRIO HENRIQUE TRENTIM

EDITORA ATLAS

Este livro tem como objetivo preencher uma lacuna na literatura nacional, voltando-se para a certificação em gerenciamento de projetos do PMI®. Trata-se de um guia de estudos aprofundado que oferece tanto uma visão geral e prática de gerenciamento de projetos quanto um estudo pormenorizado dos processos e áreas do conhecimento do PMBoK®.

Por isso, pode ser utilizado tanto como forma de preparação para os exames do PMI® quanto para conhecimento do assunto. O ponto forte do livro é o estudo profundo do PMBoK®, abordando todos os seus processos com o detalhamento necessário para a prova de certificação PMP® e CAPM®. A leitura fácil e organizada permite que seja adotado em cursos de nível iniciante e intermediário em gerenciamento de projetos, principalmente com foco nas certificações.

Entre outras características que se devem ressaltar, a obra permite ao leitor encontrar juntas e interligadas três variáveis essenciais para uma suficiente compreensão do conceito e aplicação da Gestão de Projetos: o conceito e as variáveis teóricas, o pragmatismo de sua aplicação e a consideração sobre a liderança e gestão de pessoas para a eficácia e a conclusão positiva dos objetivos desejados, alinhados às diretrizes estratégicas de toda a organização.

Todos os capítulos têm formato de aula, com objetivos definidos no início e revisão no final.

Obra destinada a profissionais de gerenciamento de projetos, gerentes e membros de equipes de projetos, diretores e executivos, administradores, engenheiros e outros que desejam aprofundar ou adquirir conhecimentos nessa área. Leitura complementar para as disciplinas Gerenciamento de Projetos, Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas dos cursos de graduação em Administração e Engenharia e de pós-graduação, especialmente para programas de MBA em gerenciamento de projetos. (pelo autor)

FUZILAR HERÓIS E PREMIAR COVARDES

ALFREDO BEHRENS

EDITORA BEÎ

Um livro que aborda, através das conversas de dois personagens latino-americanos, os diversos estilos de gestão e de liderança, existentes na América Latina, em contraposição ao estilo norte-americano.

Um livro provocativo e interessante, que nos leva a uma reflexão sobre nossa forma de gerir pessoas nos tempos atuais.

JUSTIÇA – O QUE É FAZER A COISA CERTA

MICHAEL SANDEL

EDITORA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA

Baseado no curso “JUSTICE” da Harvard University, este é um livro instigante, que nos faz pensar e refletir sobre os mais delicados temas de nossa sociedade.

Uma leitura altamente gratificante que trás a filosofia de modo particularmente agradável para todos os públicos.

FRANQUIAS BRASILEIRAS – ESTRATÉGIA, EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E   INTERNACIONALIZAÇÃO

PEDRO LUCAS DE RESENDE MELO e TALES ANDREASSI (Orgs)

EDITORA CENGAGE LEARNING

O mercado de franquias no Brasil cresce com uma solidez que impressiona a todos, e os desafios deste mercado são cada vez maiores e mais interessantes. Os autores apresentam nesta obra diversos casos de franquias nacionais, tais como Água de Cheiro, Antídoto, Chilli Beans, O Boticário, Mundo Verde, Seven Idiomas, entre outros.

Uma obra voltada para os profissionais do meio, esta é uma obra que também agradará aos estudantes e aos empreendedores em geral.  Um livro abrangente que aborda a temática proposta com extrema profundidade.

AVALIAÇÃO DE EMPRESAS – VALUATION 

TOM COPELAND, TIM KOLLER, JACK MURRIM

MC KINSEN & CO. – MAKRON

Um livro com conteúdo estratégico voltado essencialmente para a avaliação de empresas.

Com uma visão multidivisional foca a avaliação em diversas frentes, tais como a reestruturação corporativa, fusões e aquisições. Aborda, também, as comparações internacionais do custo do capital e as diferenças entre os procedimentos contábeis e as maneiras como os diversos países encaram a avaliação.

IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA PARA CONTADORES

SIDNEY FERRO BARROS e CLEONIMO DOS SANTOS

IOB

Um livro que demonstrar a aplicação das normas relativas ao Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas e também das normas pertinentes à Contribuição Social sobre o Lucro, ao PIS/Pasep e à Cofins, além de focar, também, o Simples Nacional. Uma obra que orientar sobre questões diversas e aspectos intrincados da legislação tributária nacional.

É uma obra de consulta permanente para os profissionais de contabilidade e consultores em geral. Muito recomendada para estudantes de graduação e pós-graduação.

Agradecemos aos autores pelo envio da 6ª. Edição Revisada e Atualizada, dedicada à HM Gestão Empresarial.

Uma resposta para “Nossa biblioteca

  1. Gostaria de poder ler estes livros e saber mas sobre eles

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s